A prefeitura de Sinop realizará um pregão eletrônico no dia 26 para a contratação de conexões “Lan to Lan” em fibra óptica, envolvendo redes interligadas de monitoramento e sistemas de informática entre a sede da prefeitura, secretarias e outras unidades municipais. O valor estimado para o contrato é de R$ 3,4 milhões.

A proposta é criar uma rede de dados que conecte todas as unidades municipais e centralize os serviços da prefeitura, sob a gestão do setor de tecnologia da informação, com suporte para mais de 100 megabytes. A iniciativa substitui a estrutura atual, que funciona via rádio, trazendo melhorias na infraestrutura de monitoramento e na velocidade de comunicação entre os órgãos municipais.

O edital destaca que a fibra óptica oferece vantagens como maior velocidade, capacidade de transmissão e baixa latência, ou que deve aumentar a eficiência e a produtividade das equipes, além de garantir uma conexão mais rápida e estável, temporária e o tempo de inatividade da rede.

Diante das demandas crescentes por serviços digitais rápidos, a gestão municipal ressaltou a importância de implementar um “anel de fibra óptica”, que oferece uma largura de banda ampla e é capaz de suportar o aumento de dados e imagens nos sistemas municipais.

O prazo para concluir a instalação, configuração e pleno funcionamento da nova rede é de até 15 dias corridos após a emissão da ordem de serviço.