A pública de Sinop ganhou um grande reforço de segurança: 71 câmeras de monitoramento de alta precisão estão agora em operação, ampliando a vigilância em pontos estratégicos da cidade. A Prefeitura de Sinop, em parceria com o Governo de Mato Grosso por meio do programa Vigia Mais MT, implementou esses equipamentos para fortalecer o combate à criminalidade.

As câmeras instaladas são do tipo OCS, com tecnologia de reconhecimento de placas, além dos modelos speed dome, que possuem zoom óptico e movimentação em 360º, controladas remotamente pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). As imagens capturadas são transmitidas em tempo real para a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil de Sinop, permitindo o envio imediato das ocorrências.

A cidade terá ainda uma unidade local do CIOSP, que ampliará a integração das forças de segurança. Para o Prefeito Roberto Dorner (PL), a parceria com o estado é essencial para a segurança da população. “Essas câmeras serão um ‘divisor de águas’ para identificar suspeitos e garantir respostas rápidas às ocorrências”, afirmou Dorner.

O agente Ralf Figueiredo, da Secretaria de Segurança e Trânsito, também destacou o impacto das câmeras para inibir crimes e gerar mais sensação de segurança. “Esses equipamentos ajudam na identificação de veículos furtados e já atuam como um importante fator de prevenção”, disse.

O programa Vigia Mais MT, criado pela Lei nº 11.766, estabelece a cooperação entre o estado e entes públicos ou privados para ampliar a vigilância e otimização das ações policiais. A expectativa é que a tecnologia ajude na redução de crimes e na eficiência dos recursos dedicados à segurança em Sinop.