A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB), usou suas redes sociais para criticar o veto parcial ao projeto de lei nº 2.256, de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL), que trata de embargos em áreas agrícolas do estado. O parlamentar defendeu a derrubada do veto, alegando que a medida prejudica os produtores rurais ao embargar regiões inteiras, conhecidas como "polígonos", por problemas pontuais.

Janaina destacou que a forma como os embargos estão sendo aplicados compromete-se o desenvolvimento do setor produtivo. “Esse artigo vetado está distorcendo a proposta. Estamos falando de polígono, que embarga uma região inteira por causa de um único problema. Isso prejudica o setor produtivo e a agricultura de Mato Grosso”, afirmou em vídeo publicado em suas redes sociais.

A proposta em debate gerou polêmica, especialmente em relação à moratória da soja , defendida por entidades como a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) . A moratória restringe a comercialização de soja produzida em áreas desmatadas do bioma amazônico após 2008, mas parlamentares e produtores alegam que a regra prejudica o agronegócio local e cria entraves econômicos.

VEJA VÍDEO:
https://www.instagram.com/reel/DDm1BkGvToU/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Fonte: Redação