A primeira-dama de Rondonópolis, Neuma Morais, e o vereador Roni Magnani, ambos do PSB, se tornaram réus na Justiça Eleitoral por suposta compra de votos durante as eleições de 2022. A decisão é de segundafeira (4) e foi dada pela juíza Rita Soraya Tolentino de Barros, da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá.

Neuma disputou uma vaga para a Câmara Federal, enquanto Magnani concorreu a deputado estadual. Eles foram alvos da Polícia Federal em novembro de 2022, quando cumpriu 6 mandados de busca e apreensão contra 6 investigados.

A apuração começou após a prisão de um dos alvos, que se dizia assessor e intermediário político de dois candidatos, sendo um deputado estadual e uma deputada federal. No momento da prisão, ele foi pego com R$ 11.300,00, material de campanha dos candidatos, lista de eleitores que supostamente venderam o voto, além de outros elementos.

No decorrer das investigações, a Polícia Federal constatou que o preso era intermediário dos candidatos e oferecia dinheiro pelo apoio político de lideranças partidárias nos bairros. Ainda apurou que era responsável por pagar pelo voto dos eleitores cooptados.

Além dos dois, também se tornaram réus Odenir Nunes de Oliveira e Iramara Inez Afonso Leite da Fonseca, que eram interlocutores para comprar votos de eleitores

Fonte: Fonte: FOLHAMAX