Nesta terça-feira (30), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto executivo para a construção de uma ponte sobre o Rio Araguaia, conectando o estado de Goiás ao Leste de Mato Grosso, como parte da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A decisão ocorreu durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir) da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), sendo aprovada por unanimidade.

De acordo com a ANTT, esse projeto é uma obrigação da Concessionária Vale S.A., estipulada em um acordo para estender o Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A construção dessa seção da ferrovia entre Mara Rosa (GO) e Água Boa, a 736 km de Cuiabá, é exigida pelo acordo baseado em uma lei de 2017. Está previsto que a ferrovia abrangerá cerca de 365 quilômetros, atravessando 11 municípios.

Para a aprovação do projeto, a ANTT realizou uma análise detalhada de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução ANTT, garantindo que o projeto apresentado pela Vale estivesse correto tanto em termos de formato quanto de mérito.

A ponte é considerada um marco significativo nas obrigações de construção dessa seção da ferrovia, sendo especialmente projetada para trens, com aproximadamente 1,6 mil metros de comprimento. O projeto inclui uma parte principal com uma estrutura em segmentos sucessivos, contendo um vão central de 140 metros para permitir a passagem de barcos, além de outros 40 segmentos ao redor desse centro.

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste é uma iniciativa estratégica para o transporte de cargas no Brasil, conectando as regiões produtivas do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul e aos importantes portos de Santos (SP) e São Luís (MA). Segundo a ANTT, essa integração promoverá o desenvolvimento econômico do Brasil.

O Governo Federal relatou que as obras para conectar a FICO à Ferrovia Norte-Sul, já em funcionamento em Mara Rosa (GO), estão avançando bem, e em breve os trilhos poderão ser instalados, facilitando o transporte de materiais para dar continuidade às obras de forma mais eficiente. Além disso, as obras de infraestrutura entre os km 80 e 104, próximas a Santa Terezinha de Goiás, estão em andamento.